quarta-feira, 13 de maio de 2009

VOCABULÁRIO

I. Substitua o verbo “ter”, nas frases a seguir, por outro de sentido específico, fazendo as modificações necessárias.
1. O candidato não tinha documentos.
2. A repórter tinha a simpatia de todos.
3. Tive uma sensação de bem-estar.
4. O livro tem mais de cem páginas.
5. O ator teve presença de espírito.
6. Tinha um longo vestido na cerimônia.
7. Tenho a função de fiscal aduaneiro.
8. Não é permitido ter animais no prédio.
9. Paulo teve um gesto de surpresa.
10. O que tem isso?

II. Substitua os segmentos destacados nas frases a seguir por um só verbo de valor correspondente, conforme o modelo. Faça as modificações necessárias.
A criança tem necessidade de carinho. A criança necessita de carinho.
1. O índio brasileiro tinha raiva dos bandeirantes.
2. Os animais têm medo do fogo.
3. Os estrangeiros têm vontade de conhecer o Rio.
4. Os turistas têm prazer em viajar.
5. Os políticos têm pressa de sair de Brasília.
6. O motorista tem obrigação de respeitar os sinais.
7. A República teve início no final do século XIX.
8. A Inconfidência teve lugar em Minas.
9. Os holandeses tinham intenção de estabelecer-se no Brasil.
10. Nem sempre os criminosos têm remorsos de seus atos.

III. Substitua o verbo “fazer”, nas frases a seguir, por outro de sentido específico.
1. Deus fez o mundo em seis dias.
2. A Prefeitura fez banheiros nas praias.
3. Fazia bonecos de barro para a feira.
4. Fez uma crônica em meia hora.
5. Faz a cama ao levantar-se.
6. Fez a barba e as unhas.
7. Fizeram dez anos de casados.
8. Maria fez o jantar cedo.
9. Gostava de fazer favores.
10. A fábrica fez muito este ano.

IV. Substitua o verbo “dar”, nas frases a seguir, por outro de sentido específico, fazendo as modificações necessárias.
1. O que ganho não para as despesas.
2. Dei com a solução do problema.
3. O sol dava-lhe no rosto.
4. A janela dava para o mar.
5. Suas teorias deram-lhe fama.
6. Deu x por y.
7. Deu remédio ao filho doente.
8. O jornal deu a notícia do assalto.
9. Deu uma festa no domingo.
10. A macieira deu muito este ano.

V. O verbo “pôr”, como outros verbos, é empregado com uma série de significados distintos. Substitua-o nas frases a seguir por outro de sentido mais específico, conforme o modelo, Faça as modificações necessárias.
Deve-se pôr pouco sal na comida dos doentes. Deve-se acrescentar pouco sal na comida dos doentes.
1. O sacerdote põe a batina antes de rezar a missa.
2. Quem quer vender algo, põe anúncio nos jornais.
3. A lojista pôs vários quadros na parede.
4. Resolveu pôr o dinheiro no banco.
5. Tonto, pôs as mãos nas costas da cadeira.
6. O assaltante se pôs atrás da porta.
7. Não devemos pôr n antes de p ou b.
8. Os amigos sempre lhe põem a culpa de tudo.
9. O deputado pôs os parentes no Congresso.
10. O engenheiro pôs uma loja de congelados.
11. O guarda pôs o dinheiro na carteira.
12. Sua cara se pôs amarela de medo.
13. Ela se põe a trabalhar às seis horas.
14. O ancião pôs as meias de lã.
15. O médico lhe pôs pomada nas costas.
16. O porteiro pôs seu nome na lista.
17. O modelo põe batom nos lábios.
18. O médico pôs uma sonda no seu ferimento.
19. Sua obra o pôs na Academia.
20. Não se deve pôr o dedo na tomada.

VI. Substitua as expressões em destaque por um só verbo de sentido correspondente, conforme o modelo. Faça as modificações necessárias.
O bibliotecário pôs os livros em fila. O bibliotecário enfileirou os livros.
1. O novo administrador pôs as finanças era ordem.
2. O juiz pôs em dúvida as afirmações do réu.
3. O governo põe a economia em primeiro lugar.
4. A Globo pôs no ar reportagens interessantes.
5. A Secretaria pôs as vacinas à disposição.
6. Ela pôs na cabeça que pararia de fumar.
7. O médico resolveu pôr no papel suas experiências.
8. O diretor pôs o professor nas alturas.
9. A biblioteca pôs os livros em caixas.
10. O advogado pôs em destaque as qualidades do réu.

(Texto em construção. Agostinho Dias Carneiro)

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