quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO



Quanto ao TEMA

Anulação: fuga total ao tema proposto.
Abaixo da média: exploração do assunto, mas desvio do tema; ou abordagem superficial e banalizada do tema.
Na média: abordagem regular, mas previsível do tema.
Acima da média: abordagem completa, clara e pessoal do tema; presença de excelente informatividade.

Quanto à COLETÂNEA

Anulação: desconsideração total dos excertos da coletânea.
Abaixo da média: realização de mera colagem de dados da coletânea; ou utilização superficial da coletânea - usada como um exemplário de acontecimentos, tratados de forma banalizada.
Na média: utilização regular da coletânea, devido à leitura apressada, superficial, simplista.
Acima da média: excelente articulação dos elementos da coletânea; utilização bem trabalhada e bem articulada dos fragmentos da coletânea.


Quanto ao TIPO DE TEXTO

Anulação: fuga total ao tipo de texto solicitado.
Abaixo da média: fuga parcial ao tipo de texto solicitado; ou desenvolvimento do tipo de texto solicitado, mas com apresentação de falhas macroestruturais.
Na média: desenvolvimento do tipo de texto solicitado, mas sem boa exploração de seus recursos micro e macroestruturais.
Acima da média: excelente desenvolvimento do tipo textual solicitado.

Quanto à MODALIDADE ESCRITA

Abaixo da média: demonstração de conhecimento insuficiente da variante linguística adequada ao tipo de texto desenvolvido e/ou apresentação de muitas inadequações gramaticais e/ou utilização de termos pertencentes à oralidade injustificáveis pelo contexto.
Na média: demonstração de conhecimento razoável da variante linguística adequada ao tipo de texto desenvolvido e/ou apresentação de algumas inadequações gramaticais injustificáveis pelo contexto.
Acima da média: demonstração de excelente conhecimento e utilização da variante linguística adequada ao tipo de texto solicitado; apresentação de pouca ou nenhuma inadequação gramatical e ortográfica.

Quanto à COESÃO

Abaixo da média: uso inadequado de elementos coesivos (elementos gramaticais e/ou lexicais e conectivos); ou uso adequado - mas muito banal e previsível - de elementos coesivos.
Na média: uso adequado, com alguma sofisticação, dos recursos coesivos.
Acima da média: excelente uso dos elementos coesivos, o que assegura uma leitura fluida e prazerosa do texto; boas articulações sintáticas e textuais e léxico diferenciado.

Quanto à COERÊNCIA

Abaixo da média: ocorrência de várias contradições internas e/ou externas; ausência de continuidade, progressão e de articulação semântica; presença de baixa informatividade.
Na média: uso regular dos requisitos necessários para a coerência interna e externa – continuidade, progressão, não-contradição e articulação; presença de média informatividade.
Acima da média: excelente uso dos requisitos necessários para a coerência interna e externa – continuidade, progressão, não-contradição e articulação; excelente informatividade.

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